Featured Video

quinta-feira, 31 de maio de 2012

Cresci, e agora?



Acabou a correria da escola, até que enfim!
Mas agora vem o desafio maior, o que fazer? Que faculdade fazer o vestibular? E o pior, o que cursar?
E agora? Estudar para ganhar dinheiro ou estudar algo que me dá prazer? Fazer o que meus pais querem, ou seguir meus instintos? Buscar profissões em alta ou tradicional?
As “neuras” são muitas, e esta indecisão é o tormento de alguns alunos que terminam o ensino médio e durante o percurso escolar e não pararam para pensar sobre o futuro.
Quando este tempo chega, a cabeça do estudante fica a mil, muitos questionamentos começam aparecer e somente uma pessoa pode te ajudar na escolha, VOCÊ MESMO.  Nesta hora levar em conta habilidades e interesses pode facilitar.
Fazer um bom teste vocacional é interessante, mas nem sempre mostra o norte a seguir, então é o momento de procurar um psicólogo para traçar seu perfil profissional. Isso ajuda muito.
Ficar de olho nas chamadas “Profissões do Futuro”, também contribui para a escolha.
Segundo o último IBGE de 2010, setores como Tecnologias da Informação, que abrange as atividades de telecomunicações, internet, audiovisual, edição e TI precisam de aproximadamente 115 mil trabalhadores até 2020, e áreas técnicas de Gás, Petróleo e Agroindústria também são mercados promissores para os próximos anos.
As médias salarias e jornada de trabalho, também são levadas em conta por alguns na hora de decidir uma carreira a seguir.  Dos cursos tradicionais, Medicina e Engenharias continuam em alta, tanto no momento da empregabilidade quanto na taxa salarial.
Também a questão do sexo ainda é levada em conta, em algumas profissões ser do sexo masculino ainda contribui para um maior salário, por exemplo, no Jornalismo, onde homens ganham em média 1.512,18 enquanto as mulheres faturam 1.113,50, trabalhando a mesma jornada semanal.
Na hora de decidir qual carreira seguir, a decisão é extremamente solitária e singular, pois cada indivíduo tem suas expectativas, desejos e sonhos próprios, cada um busca uma realização, seja financeira ou pessoal.

Se você se interessou sobre o assunto, no link abaixo existe um ranking de profissões com um simulador: 




Boa sorte! E boa escolha!
O importante é ser feliz e completo.


Jéssica Daiane da Silva
Acadêmica de Jornalismo


Fonte: site do Jornal Hoje.






1 comentários:

Adorei a matéria. Retratou exatamente o que senti ano passado quando escolhi minha faculdade. Bj, Laís.

Postar um comentário